Museu de Cabo Frio recebe certificação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa

O Museu e Casa de Cultura José de Dome, em Cabo Frio, recebeu uma importante certificação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, por meio do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro (SIM-RJ).

Com a certificação, o espaço de Cabo Frio, mais conhecido como Charitas, passa a ser reconhecido como museu legítimo do Estado do Rio, além de ter sido inscrito, em parceria entre a secretaria estadual e a prefeitura, no Cadastro Fluminense de Museus.

“Segundo a lei, são considerados museus todas as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento”, detalhou o município.

Fundado pela Irmandade Santa Izabel, em 1837, como uma Casa de Caridade para abrigar crianças abandonadas, o espaço já serviu de asilo e base da 1ª Artilharia de Dorso do Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial, antes de se tornar o Museu e Casa de Cultura José de Dome.

Atualmente, o Charitas possui exposições fixas e itinerantes, além de programações culturais, contando com diversas áreas de convivência como salas de exposição, sala multimídia, sala Jean Guillaume e o espaço Tiita Machado.

Além disso, o museu será contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc II, que vai garantir a restauração do local junto aos órgãos competentes, como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!