Divulgada pela Prefeitura de Macaé nessa segunda-feira, 4, a programação especial desse mês para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, nessa sexta-feira, 8 de março, terá seu 1º evento presencial nessa quinta-feira, 7.
Depois de uma palestra online para alunos do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, nessa terça, 5, e de um podcast sobre os desafios das mulheres na atualidade, nessa quarta, 6, a programação continua nessa quinta, com duas atividades.
Para continuar a celebração do Mês da Mulher, a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Nova Esperança promove um evento a partir das 9h, além da participação de autoridades municipais em programas de rádio ainda na parte da manhã.
No dia seguinte, a Secretaria de Políticas para as Mulheres realiza uma ação no calçadão da Avenida Rui Barbosa, às 10h, e no Terminal Central, às 14h30, para a divulgação dos serviços da pasta e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
Além disso, o Colégio Bruno Ostmann, também no Centro, recebe uma palestra com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, que acontece a partir das 10h, reforçando o respeito e o combate ao machismo e à misoginia na sociedade.
Ainda segundo a prefeitura, a programação continua no dia 11, com mais uma ação de divulgação dos serviços da pasta e do CEAM, dessa vez no Hospital Público Municipal (HPM), às 9h, e no dia 15, com um cine-debate sobre violência obstétrica, às 18h, seguido de uma roda de conversa com a enfermeira Livia Sá.
No dia 21, acontece o III Fórum Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Dois anos construindo políticas públicas para as mulheres”, que acontece das 8h às 17h no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária.
“Mais do que apenas comemorar esse mês, pensamos em atividades que promovam a igualdade e o fortalecimento da política de gênero. Ao longo de março, teremos uma série de ações voltadas para a reflexão sobre o papel da mulher e a conscientização sobre a nossa importância na sociedade”, falou a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio.