A Prefeitura de Macaé anunciou mais uma obra na cidade, com a construção da quadra coberta com vestiário da Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro, na região serrana.
De acordo com o município, o projeto de construção da quadra conta com uma área total 980,40 metros quadrados (m²) de cobertura, tem como objetivo suprir a demanda de espaço para a prática de esportes na escola.
Segundo a Secretaria Adjunta de Obras, a quadra terá vedações em alvenaria de tijolo furado revestido, com estrutura de fundações e pilares em concreto armado e arco metálico treliçado, e cobertura com telha metálica curvada, além de piso revestido com cerâmica resistente à abrasão nos vestiários e concreto polido na quadra.
“O uso de cerâmica nas áreas molhadas facilitará a limpeza e reduzirá problemas de execução e manutenção. As portas serão feitas de madeira pintada e as esquadrias serão do tipo basculante, em alumínio, permitindo a regulação da ventilação natural”, acrescentou o secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos.
Ainda sobre o projeto, a Secretaria Adjunta de Obras detalhou que o programa arquitetônico foi elaborado com base no número de usuários e nas necessidades operacionais cotidianas básicas.
“Com essa nova construção, a Escola Natálio Salvador Antunes poderá oferecer melhores condições para a prática de esportes para os alunos e atividades promovidas no local. A quadra coberta com vestiário será um espaço adequado e seguro, incentivando a prática de esportes e promovendo o bem-estar dos estudantes”, comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes.
Além da construção da quadra em si, o projeto conta com a construção de arquibancadas para acomodar os espectadores, vestiários equipados, masculino e feminino, ambos com sanitários adaptados para pessoas com deficiência, e um depósito de materiais esportivos.
Também nessa semana, o município comemorou estar entre as 68 cidades fluminenses contempladas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal, com 6 projetos aprovados nas áreas de educação, saúde e cultura.
“Mais 4 propostas estão em análise. O Estado do Rio conseguiu 20 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU), Macaé conquistou 1 desses para o bairro Lagomar. Dentre os municípios que pediram Unidade Básicas de Saúde (USBs), inicialmente 42 foram contemplados e Macaé está entre eles. Das 32 escolas de horário integral, Macaé também conseguiu uma. Considerando que são 92 municípios no Estado e que cada um deles pode cadastrar de duas a 3 propostas dentro do mesmo programa, Macaé saiu na frente”, ressaltou a diretora executiva da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais de Macaé, Simone Sales.
Além desses, o município também foi selecionado com projetos de uma escola de Educação Infantil, em São José do Barreto, uma escola de tempo integral, no Parque Aeroporto, ônibus escolares, uma UBS no Campo d’Oeste, e duas Equipes de Saúde da Família (ESF) e duas Equipes de Saúde Bucal, e uma Unidade Odontológica Móvel.