Faltam menos de 10 dias para a estreia do espetáculo da Paixão de Cristo de Macaé, no próximo dia 28, que terá 4 apresentações até o dia 31, todas a partir as 20h, em um palco montado com 20 metros de largura e 2 níveis de altura na Praia da Imbetiba.
Com direção de Ginaldo de Souza, e a participação de 70 artistas no elenco e 30 alunos do Sentrinho na figuração, o espetáculo terá como protagonista o ator Alan Rocha, que interpretará Jesus Cristo em seus últimos momentos antes da crucificação.
Os ensaios com o elenco completo começaram nessa segunda-feira, 18, e devem se intensificar nessa semana, antes dos 2 ensaios no palco das apresentações, que serão fechados ao público, nos dias 26 e 27.
De acordo com a prefeitura, serão cerca de 300 pessoas envolvidas na montagem, entre atores e integrantes das equipes de estrutura e técnica, além dos 30 alunos da Escola Sentrinho de Macaé, todos pessoas com deficiência (PCDs).
“É com grande satisfação que testemunho o impacto positivo que o espetáculo da Paixão de Cristo tem em nossa comunidade e nos artistas locais. Esse evento não apenas celebra nossa rica tradição cultural, mas também promove o desenvolvimento artístico em nossa cidade. É uma oportunidade para nossos artistas brilharem e para a nossa comunidade se unir em torno de uma história tão significativa”, comentou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
Formada pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), em 2017, e integrante do Ensemble Entretom, a atriz Jô Sousa conta que, por 10 anos, encenou a Paixão de Cristo em âmbito escolar e sempre teve vontade de participar desse espetáculo para um grande público.
“A direção e a produção do espetáculo são totalmente hábeis e acessíveis para nossas questões. A preparação para essa encenação, assim como para outros projetos, requer estudo, conhecimento textual e principalmente a entrega. Trabalhar com os sentimentos que envolvem a Paixão de Cristo é o nosso grande desafio”, acredita a atriz.
Também formada na Emart, em 2014, a atriz Amanda Vayssière conta como será sua 1ª participação na Paixão de Cristo, lembrando a importância do trabalho na carreira como artista, principalmente os formados na cidade.
“É a 1ª vez que participo da Paixão de Cristo. Toda experiência acrescenta bastante na carreira do ator, porque o ator está sempre em construção. Ter espaço para os atores da nossa cidade é fundamental”, afirmou Amanda Vayssière.
Segundo a prefeitura, o espetáculo será aberto com apresentações do coral In Canto, a partir das 18h30, e os espectadores devem levar cadeiras de praia para se acomodarem melhor, já que não haverá assentos no espaço.