Barra de Macaé recebe ação de combate à dengue depois de trabalho de agentes de endemias

A Prefeitura de Macaé promoveu, nessa terça-feira, 19, na Barra de Macaé, mais uma ação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A ação foi realizada em parceria entre a Comissão de Pronta Ação e a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, depois de agentes de endemias que atuam na Barra de Macaé identificarem muitos possíveis criadouros em uma área desabitada.

Segundo o gerente da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, Luan Campos, durante a ação foram recolhidos diversos depósitos com água acumulada e presença de larvas que irão ao laboratório para identificação.

“Os agentes de endemias realizaram uma vistoria minuciosa no local e constataram uma grande quantidade de mosquitos adultos”, contou Luan Campos.

Coordenador da Comissão de Pronta Ação, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, César Romero Guimarães explicou que a equipe recebeu algumas denúncias e a vistoria foi feita em toda área.

“Além da equipe técnica da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, tivemos o apoio de máquinas e caminhões para retirada dos inservíveis e deixar a área limpa, sem possíveis criadouros do Aedes aegypti”, reforçou César Romero Guimarães.

De acordo com o supervisor geral do órgão da Secretaria de Saúde, Marcelino Rocha, a ação na Barra de Macaé identificou caixas d’água abertas em área sombreada a nível do solo, que foram devidamente inutilizadas e aterradas, garrafas e recipientes plásticos, além de pneus, também recolhidos e descartados.

A prefeitura lembra que o Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de água, ressaltando a importância da prevenção de toda a população contra a dengue, doença que pode evoluir para uma forma mais grave, como a dengue hemorrágica, e se tornar fatal se não for tratada a tempo.

Para denunciar possíveis locais que abrigam criadouros do mosquito, é possível entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde pelo e-mail, cevas@macae.rj.gov.br, ou com o serviço Disque-Dengue, com ligação gratuita para o número 0800-022-6461, além do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!