Em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira, 21, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), inaugurou a reforça da sede da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), no centro da cidade.
Com salas climatizadas com isolamento acústico, a sede da Emart, localizada no Centro Macaé de Cultura, onde também funciona o Teatro Municipal, passou por uma reforma completa, visando proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado artístico.
Além das novas salas de aulas, mais adequadas para o ensino profissional das modalidades oferecidas na unidade, as obras de reforma incluíram intervenções nas redes hidráulica e elétrica do prédio e iluminação com led.
Durante a solenidade, o prefeito lembrou que Macaé contabiliza atualmente 200 obras em andamento e afirmou que a cultura tem sempre que avançar, anunciando intervenções também para o Teatro Municipal.
“O Teatro Municipal é histórico, tudo será trocado para entregar um teatro reformado e moderno”, revelou Welberth Rezende.
Em seu discurso, o prefeito aproveitou também para enaltecer o trabalho de valorização dos artistas locais com o cadastro de artistas e profissionais culturais, afirmando ainda que o município já trabalha para ter um espaço fixo para os artesãos da cidade.
“Esse é um dos maiores projetos culturais do Estado do Rio: são 25 vertentes diferentes. Fizemos um Carnaval com 100% dos artistas locais e para os artesãos, vamos fazer um espaço físico fixo”, falou Welberth Rezende, reforçando que “a reforma trouxe melhorias significativas na infraestrutura, proporcionando mais conforto aos alunos e profissionais”.
Ainda durante a reinauguração da Emart, o secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou a importância do espaço, uma das duas únicas escolas públicas de formação profissional na área de teatro no interior do Estado do Rio.
“Com a reinauguração da Emart, Macaé reafirma seu compromisso com a cultura e a educação artística, proporcionando o crescimento e o aprimoramento dos talentos locais. A escola se consolida como um importante centro de referência no ensino das artes na região, contribuindo para a formação de artistas e para o fortalecimento do cenário cultural da cidade”, comentou Leandro Mussi.
Além de autoridades, a reinauguração da Emart contou com performance teatral, reunindo artistas e estudantes, que elogiaram as novas instalações e a qualidade dos cursos oferecidos pela unidade.
Diretora da Emart, a atriz e diretora Cláudia Byspo enalteceu o empenho da equipe da escola em oferecer um ensino de excelência e um espaço acolhedor para os artistas, lembrando que a unidade oferece cursos de formação profissional em música, pintura e teatro.
“Com a reinauguração da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, a arte e a cultura ganham ainda mais destaque na cidade, proporcionando oportunidades e inspiração para artistas de todas as idades”, lembrou Cláudia Byspo.
Com 580 alunos, a Emart se prepara para receber mais 230 alunos do curso livre de teatro adulto e infantil, 30 alunos no curso preparatório em teoria musical, 47 para curso básico e iniciação infantil, 60 para curso básico de canto e mais 60 para pintura.
Criada em 2003 e vinculada à Secretaria de Cultura, a Emart é uma escola regulamentada e está incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), do Ministério da Educação, proporcionando oportunidades de formação artística para jovens e adultos da cidade.