Começa nessa segunda-feira, 25, em várias cidades da região e do país, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, do Ministério de Saúde, que pretende imunizar 90% do público alvo até o próximo dia 31 de maio.
Em Macaé, a prefeitura anunciou que, apesar do início da campanha, devido às condições climáticas da cidade e da região, com instabilidade no fornecimento de energia elétrica, as vacinas começam a ser entregues nessa segunda, podendo causar atrasos nesse 1º dia de vacinação.
De acordo com o município, as vacinas contra gripe influenza estarão disponíveis durante a campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
“O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O Dia D está marcado para 13 de abril. Para facilitar o acesso, a Secretaria de Saúde disponibiliza postos espalhados por toda a cidade para que, quem precise se vacinar, tenha uma opção mais próxima de casa, além de diminuir a espera nas filas”, detalhou a prefeitura.
Sobre o público alvo da campanha, o município explica que as doses são destinadas a crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para receber a vacinação nas UBSs e nas unidades ESF do município, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), laudo ou receita médica.
A prefeitura lembra ainda que o Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT) será responsável pela imunização dos acamados acompanhados, e que os acamados que não possuem UBS de referência, podem ser vacinados desde que o familiar solicite a aplicação das vacinas pelo telefone (22) 2796-1622 ou pelo e-mail, acamadosvacinamacae@gmail.com.