Alerj volta a discutir EF-118 e outras propostas para o transporte ferroviário do Rio

O transporte ferroviário no Estado do Rio voltou a ser tema de encontro da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que aconteceu nessa segunda-feira, 1 de abril.

Além de melhorar e incentivar o desenvolvimento do transporte ferroviário no Estado do Rio, a reunião debateu também um relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trens, realizada pela Alerj em 2022.

De acordo com o relatório, lembrado pelo presidente da Frente Parlamentar da Alerj, o deputado estadual Luiz Paulo (PSD), o serviço prestado pelas empresas de trens no Estado do Rio é de má qualidade e há risco de acidentes.

O parlamentar também citou que os atuais acionistas da SuperVia, empresa que opera os trens urbanos no Rio, já demonstraram interesse em deixar a concessão, o que possibilitaria uma futura licitação que precisaria de uma nova modelagem.

“A concessão da SuperVia está com um grupo de empresas japonesas, cujas notícias que chegam, apontam que elas não querem mais continuar. O trem está transportando, atualmente, 350 mil passageiros por dia, com atendimento de péssima qualidade e risco de acidentes”, relatou Luiz Paulo.

Além dos problemas sobre o transporte ferroviário na cidade do Rio, o reforçou a importância das emendas propostas pela Frente Parlamentar da Alerj e já aprovadas no orçamento estadual que tratam da implantação da Ferrovia Rio-Vitória (EF-118), no trecho entre o Porto do Açu, em São João da Barra, e o Polo GasLub, em Itaboraí.

“Nós sugerimos 7 estudos, dos quais as secretarias estaduais de Transportes e Mobilidade Urbana, e de Planejamento e Gestão, irão selecionar aqueles que forem mais viáveis para o Estado. No meu entendimento, o mais prioritário é a EF-118, ligando o Açu ao antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em Itaboraí”, afirmou Luiz Paulo.

No projeto, a construção da EF-118 conectaria prevê um traçado de 577,8 quilômetros (km), cortando 25 municípios dos estados do Rio de Janeiro (RJ) e do Espírito Santo (ES), entre Nova Iguaçu, no RJ, e Cariacica, no ES, passando pelas cidades da região da Bacia de Campos.

Também estiveram presentes na reunião o assessor da Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Douglas Haddad; o assessor da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Eduardo Duprat; e o ex-deputado federal e presidente do comitê “Por um Trem em Movimento”, Carlos Santana (PT-RJ).

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