A Prefeitura de Macaé comemorou os novos números da Plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), sobre a geração de empregos na cidade no mês de fevereiro desse ano, com saldo positivo de 782 vagas de trabalho com carteira assinada.
Depois de fechar os 2 últimos meses, de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, com saldo negativo, o município voltou a apresentar bons números da geração de postos de trabalho na plataforma da Firjan, que leva como base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do governo federal.
“Novamente o município liderou o ranking regional e ficou na 5º posição no Estado entre as cidades que mais geraram vagas em fevereiro desse ano”, celebrou a prefeitura.
De acordo com a Firjan, o resultado de fevereiro mostra a força das cidades da região do entorno da Bacia de Campos, com 4 das 15 primeiras do Estado do Rio, com Macaé (5º com 782 novos empregos), Campos dos Goytacazes (7º com 540), São João da Barra (14º com 278) e Rio das Ostras (15º com 274).
Em Macaé, os números foram impulsionados pelo bom desempenho do setor de Serviços, com 583 novos postos de trabalho, seguido dos setores de Indústria (+232) e Comércio (+53), com o destaque negativo sendo o setor de Construção, que registrou perda de 84 vagas de emprego em fevereiro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, os resultados reforçam a economia macaense e o trabalho na consolidação de políticas públicas da atual gestão municipal.
“O desenvolvimento econômico tem sido a tônica desse governo. Seja a partir de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, ou na captação de novos investimentos para o município. Essas linhas estão muito bem definidas e tudo isso reflete no alto índice de empregabilidade”, comentou Rodrigo Vianna.
Outros municípios de destaque na região na geração de empregos em fevereiro foram Campos, que fechou o 2º mês do ano com números impulsionados pelo setor de Serviços (+703), São João da Barra, que contou com o bom desempenho do setor de Construção (+129), e Rio das Ostras, que também teve no setor de Serviços (+282) sua maior força na criação de postos de trabalho.
“A região é um polo educacional, e isso contribui bastante para as contratações no setor de Serviços nessa época do ano. A diversidade de setores fortes é um diferencial da região, e sinaliza ao poder público, em todas as esferas, a nossa relevância econômica para promover o desenvolvimento do Estado”, avaliou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
Além dos resultados da Plataforma Retratos Regionais da Firjan, a Prefeitura de Macaé comemorou a menção do município como 2ª melhor cidade do país para se investir no setor de Serviços, segundo ranking da Revista Exame, de 2023.
“O ambiente favorável de negócios que acontece a partir das políticas públicas de atuação do governo municipal traz o aquecimento na economia que tem como consequência direta o aumento da geração de empregos”, ressaltou Rodrigo Vianna.
Para o presidente da Comissão Municipal da Firjan, Gualter Scheles, a perspectiva do cenário positivo é apontada como fruto de um trabalho conjunto entre o governo municipal e as instituições empresariais.
“É um caminhar em parceria da prefeitura e as instituições empresariais. As ações do governo municipal coincidem com o pensamento da Firjan ao entender que o desenvolvimento social só acontece em paralelo ao desenvolvimento econômico. Quando você gera emprego, gera renda que permite aumento do orçamento municipal que retorna em outros investimentos, como em Educação, Saúde e Mobilidade Urbana. É um círculo virtuoso em que toda a população e a cidade é beneficiada”, concluiu Gualter Scheles.