Escolas públicas municipais de Macaé recebem novos equipamentos nessa semana

As escolas da rede pública municipal de Macaé receberam nessa semana uma leva de novos equipamentos, como carteiras, mesas, mesas de refeitório, geladeiras, micro-ondas e bebedouros, fruto de investimentos da prefeitura.

Segundo o secretário de Educação, Robério Fernandes, os equipamentos, que contemplam 10 mil carteiras, mesas e mesas de refeitório, e 110 geladeiras de 470 litros, sendo uma para cada escola da rede, foram comprados com recursos de um programa municipal.

“Esse investimento faz parte do Programa Municipal de Melhoria na Infraestrutura e Funcionamento das Escolas da Rede Municipal, que abrange um conjunto de ações para beneficiar os alunos, professores e toda a comunidade escolar”, contou Robério Fernandes.

De acordo com o gestor, além da compra dos equipamentos, o município realiza um plano de expansão da rede física, com a construção de 7 novas escolas, e a melhoria na manutenção das unidades, com equipes diariamente realizando reparos e outras ações.

“Estamos concluindo a aquisição de equipamentos básicos de computadores para trabalhos administrativos e para as escolas”, acrescentou Robério Fernandes.

Segundo ele, o programa prevê também a introdução de lousas digitais e mesas interativas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, além da construção de módulos educacionais para sala de leitura e robótica.

“Todas essas ações são fundamentais para garantir um ambiente escolar adequado e propício ao desenvolvimento dos alunos”, contou o secretário.

Robério Fernandes ressaltou ainda o aumento do repasse feito pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que saltou de 1 milhão de reais para 8 milhões de reais, que oferece a possibilidade dos conselhos escolares promoverem melhorias na parte pedagógica, de insumos e materiais.

“O PDDE possui caráter suplementar e consiste na destinação anual de recursos financeiros repassados às entidades participantes, cujas finalidades consistem em contribuir para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais beneficiários que concorram para a garantia de seu funcionamento; a promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social”, completou a prefeitura.

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