A Prefeitura de Macaé anunciou a interdição parcial da Ponte Ivan Mundim, que liga o centro da cidade à Barra de Macaé, a partir dessa quarta-feira, 15, para o transporte de vigas para as obras de duplicação da ponte.
Segundo o município, o trânsito da ponte ficará parcialmente bloqueado até essa sexta-feira, 17, com uma operação especial na região elaborado pela diretora de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.
“Os ônibus urbanos que trafegam no sentido Barra-Centro farão o trajeto normal. Haverá um ponto de espera próximo da ponte, no sentido Centro, somente para os coletivos, que poderão transitar no sistema pare e siga. Os pedestres e ciclistas que trafegam pela Ponte Ivan Mundim poderão utilizar a estrutura sinalizada para este público. Os automóveis, caminhões, vans, motocicletas e demais veículos que estão na área norte e precisam acessar o Centro, terão que passar pela Linha Azul. A via expressa está toda sinalizada para facilitar a fluidez do trânsito. Já os veículos no sentido Centro-Barra, poderão acessar a Ponte Ivan Mundim normalmente. Em alguns momentos, o trânsito precisará ser interrompido para passagem dos coletivos que fazem as linhas no trajeto contrário (Barra-Centro) também no sistema pare e siga”, explicou a prefeitura.
Ainda de acordo com o município, o controle do tráfego será feito por agentes de trânsito localizados em vários pontos da cidade, orientando os motoristas e motociclistas, quanto a melhor rota.
“A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a importância do uso do transporte coletivo para evitar retenção no trânsito e que os condutores trafeguem com atenção”, alerta a prefeitura.
Aguardadas pela população há anos, o projeto de duplicação da ponte, que tem investimentos na casa de 45 milhões de reais e previsão de entrega entre agosto e setembro desse ano, é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.
“A construção da ponte, além de melhorar a mobilidade urbana, acompanha o crescimento e o desenvolvimento da cidade. A ponte está sendo construída ao lado da estrutura já existente. São aproximadamente 280 metros (m) de comprimento. O projeto consiste ainda em recuperação ambiental e revitalização do pavimento da antiga ponte”, detalhou a prefeitura.