Petrobras reafirma perspectiva de investimentos de US$ 26,8 bi na Bacia de Campos até 2029

A Petrobras reafirmou a perspectiva de investimentos de 26,8 bilhões de dólares na Bacia de Campos pelos próximos 5 anos, reforçando a importância de Macaé como um dos maiores polos de operações e de negócios do mercado do petróleo no Brasil.

A confirmação foi feita pelo pelo gerente geral de Unidade de Negócios da Bacia de Campos, (UN-BC), Alex Murteira, durante o painel “Perspectivas Regionais”, promovido pela Petrobras, durante o 2º dia do Macaé Energy 2024.

“Nós mantemos em Macaé a principal base de operações da Petrobras que viabilizam os investimentos já programados pela companhia para elevar o nível de produção na Bacia de Campos”, afirmou Alex Murteira.

As informações reforçam o Plano de Renovação da Bacia de Campos, que recebeu destaque durante a apresentação de Alex Murteira no evento realizado em parceria entre a Prefeitura de Macaé, a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio (Sebrae RJ).

Segundo o gerente geral da UN-BC, esse volume de investimento representa a instalação de 4 novas unidades que entrarão em operação até 2028, que ampliarão a capacidade de produção da Bacia de Campos.

Segundo o gestor, os investimentos terão como foco o desenvolvimento de 150 novos poços, que irão incrementar mais 450 mil bairros de petróleo por dia (bpd), ampliando a capacidade de produção dos atuais 446 mil para 900 mil bpd.
“A nossa estratégia é renovar a produção na Bacia de Campos, que vai praticamente dobrar o seu nível de produção diária em 5 anos”, contou Alex Murteira.

A importância de Macaé e da região para a nova fase de operações na Bacia de Campos também foi destacada pela presidente da Petrobras, Magda Chambriand, em mensagem de vídeo enviada para o Macaé Energy 2024.
“A Região Norte Fluminense sempre teve uma enorme relevância para o setor de óleo e gás e a nossa cadeia de fornecedores, sediando parte significativa da nossa produção e logística. Tenho certeza de que esse evento vai representar um marco da retomada de Macaé e de toda a região, tornando-se um centro de discussões sobre o nosso setor e consolidando a cidade como um ‘hub’ de negócios para o mercado”, disse Magda Chambriand.

Dentro desse período de 5 anos previstos no planejamento da empresa, a Petrobras aponta o desenvolvimento de 9 novos poços até 2027, incluindo o projeto de exploração de reservas do pré-sal na Bacia de Campos.
De acordo com o gerente geral da UN-BC, a Petrobras mantém na Bacia de Campos atualmente a extração de 446 mil bpd, com escoamento de 8 milhões de metros cúbicos (m³) de gás, que correspondem a 19% da produção nacional, resultado de operações em 145 poços por 16 unidades em atividade, com o apoio de 7 navios.

Segundo a empresa, no ano que vem, já está preparada a exploração de novos poços do pré-sal, apontados como “o futuro da Bacia de Campos”, além de uma série de investimentos na revitalização dos campos maduros e no descomissionamento de antigas plataformas.

Coordenador da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, Gualter Scheles comemorou os investimentos e reafirmou a importância da companhia no desenvolvimento do município e da região.

“Nós queremos esse protagonismo e assumimos esse protagonismo. Precisamos reverberar o que vem sendo discutido aqui nesse evento. É uma das principais atividades econômicas do país, e é preciso que tenhamos segurança jurídica para que possamos ajudar cada vez com o desenvolvimento socioeconômico”, afirmou Gualter Scheles.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!