A 9ª e antepenúltima rodada da Taça Santos Dumont, que classifica 4 equipes para a semifinal, não foi boa para os times da região que lutam pelo sonho do acesso para a divisão principal do Campeonato Estadual do Rio em 2025.
No sábado, os 3 times da região perderam seus jogos e ficaram mais distantes da classificação à próxima fase, com 1 deles, o Americano, de Campos dos Goytacazes, já eliminado e agora preocupado com o rebaixamento para a Terceirona Estadual.
Jogando no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, o alvinegro do Norte Fluminense foi derrotado por 1 a 0 pelo Serrano, de Petrópolis, com gol de Alexandro de pênalti aos 41 do 2º tempo.
Com a derrota para o então lanterna da competição, o Americano foi ultrapassado pelo Serrano, que chegou aos mesmos 7 pontos, mas deixou o rival campista para trás no saldo de gols, saltando para a 9ª colocação e deixando a zona do rebaixamento.
Há duas rodadas do fim do 1º turno, o Petrópolis agora segura a lanterna, com 6 pontos, apenas 1 a menos que Serrano (9º), Americano (10ª) e Artsul (11º), todos com 7 pontos, porém o Petrópolis tem 1 jogo a menos, como Audax Rio, adiado da 4ª rodada.
Acima do Serrano na tabela, mas também ameaçado pelo rebaixamento, a Cabrofriense foi derrotada em casa, no Correão, pelo líder Duque de Caxias, por 2 a 1, com gols de Rafael Pernão e Caio Mello, de pênalti, e Bersan descontando para os donos da casa.
Com o resultado, o Duque de Caxias chegou aos 20 pontos, praticamente garantindo vaga na próxima fase, enquanto o time de Cabo Frio estacionou nos 8 pontos, na 8ª colocação, quase sem chances de continuar na briga pelo acesso.
Melhor time da região na tabela, o Araruama foi outro que acabou derrotado nesse sábado, pela tradicional equipe o Olaria, da capital, que venceu por 2 a 1 na Rua Bariri, gols de Macário e Gutemberg, com Jhonata descontando, e chegou aos 18 pontos, mantendo a 3ª posição na tabela.
Já o Arara, como é chamado o time da Região dos Lagos, segue com 12 pontos, na 5ª posição, e ainda sonha com a última vaga para as semifinais, mas precisa ligar o secador contra o Audax Rio, 4ª colocado com 14 pontos, mas com 2 jogos a menos, e contra o América, 6º com 11, mas com 1 jogo a menos.
Audax Rio e América, inclusive, fecham a 9ª rodada nessa quarta-feira, 17, em partida realizada em Moça Bonita, em Bangu, a partir das 14h45, e só 1 empate interessa para o time de Araruama, que fecha a 1ª fase contra 2 dos 4 últimos na tabela.