“Minha experiência me faz acreditar em Deus”, diz técnico da Espanha ao vencer Eurocopa

No último domingo (14), a seleção espanhola de futebol venceu a Eurocopa 2024 após derrotar a Inglaterra por 2 a 1 na partida final, que ocorreu no Estádio Olímpico de Berlim. Na ocasião, o técnico Luis de la Fuente declarou sua confiança em Deus.

De la Fuente falou sobre sua fé em uma coletiva de imprensa pouco antes da final contra a Inglaterra, após ser questionado por um jornalista: “Onde está Deus e a fé quando há uma final e você precisa de absolutamente tudo para vencer?”.

“Sou livre e posso escolher o que tenho que fazer, e tanto minha experiência quanto minha inteligência me convidam a acreditar em Deus”, respondeu o técnico.

“Deus me dá segurança e força. Não sou supersticioso de jeito nenhum. Oro todos os dias. Não visto camisa amarela no dia em que ganho. Se oro hoje e amanhã, é porque já faço isso há muito tempo”, acrescentou.

Este é o quarto Campeonato Europeu conquistado pela seleção espanhola, 12 anos após o último título, sendo o primeiro título da seleção nacional no comando de la Fuente.

Durante a coletiva de imprensa o técnico insistiu na ideia da fé em Deus como uma questão pessoal, mas que acontece na esfera pública: “A fé é algo pessoal e transferível”.

Evangelismo em campo

Recentemente, tem se tornado evidente os testemunhos sobre a fé dos atletas em diversos campeonatos e modalidades esportivas.

O jogador de futebol Chris Führich, que representou a Alemanha na competição Euro 2024, contou como seu relacionamento com Deus influencia sua vida.

“Oro muito e leio muito a Bíblia. Fazer isso me dá uma sensação muito, muito boa, e se fizer isso tenho muita força”, disse ele à emissora RTL dias antes do início do Euro 2024. 

O jogador possui ‘tempos de silêncio’ em sua rotina, que são horários separados “à noite, antes de dormir e de manhã, ao acordar”, para falar com Deus.

Em entrevista ao portal BW24, ele explicou que orar todos os dias o ajudou a superar momentos difíceis: “A fé cristã sempre fez parte de mim, mas se tornou cada vez mais intensa nos últimos anos porque me envolvi mais com ela. Conheci pessoas e fiz conexões. Estou feliz e grato por isso”.

Para Jairo Fernandes, pastor sênior da Manah Church, em Maceió, Brasil (mesma igreja do jogador e pastor Firmino), “o céu está em movimento” e prova disso é que Deus tem transformado até mesmo os campos de futebol em campos missionários. 

“Estamos vendo que Deus está fazendo muitas coisas, na área do esporte não tem sido diferente. Os atletas que são focados e exemplo para todos nós, precisam estar com seu espírito em dia, não somente o corpo físico, por isso é uma grande oportunidade de apresentar Jesus”.

Em outra ocasião, o diretor assistente do Faith & Sports Institute da Baylor University, Paul Putz afirmou: “Os próprios jogadores de futebol têm sido frequentemente os anúncios de Jesus”. 

Paul acredita que não há necessidade de gastar milhões em anúncios sobre Jesus. Para ele, os cristãos podem compartilhar Cristo gratuitamente através da rede de atletas e treinadores. 

Paul citou uma frase de Don McClanen, fundador do ministério esportivo “Fellowship of Christian Athletes”, que diz: “Se os atletas podem apoiar creme de barbear, lâminas de barbear e cigarros, certamente também podem apoiar o Senhor”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!