Faltando pouco mais de 1 mês para as eleições municipais desse ano, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe nova atualização nessa segunda-feira, 2 de setembro, com mais 5 nomes garantidos nas urnas para a disputa das prefeituras da região.
Os novos nomes, de 4 municípios diferentes, tiveram seus pedidos de registro de candidatura para a disputa das prefeituras deferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) na última semana.
Um deles foi o de Arlete do Mercado (NOVO), que se garantiu nas urnas no pleito do próximo dia 6 de outubro, para a disputa da Prefeitura de Arraial do Cabo, por enquanto, contra o atual prefeito, Marcelo Magno (PL), que tenta a reeleição.
Há 34 dias das eleições, o município tem garantidas apenas duas chapas na corrida pela prefeitura, já que a 3ª chapa, de Andinho (UNIÃO), pode não chegar às urnas, depois de pedido de impugnação de candidatura do Ministério Público Eleitoral.
Em Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), líder em pesquisas recentes, está garantido na disputa pela prefeitura contra Fernando Luiz Cardoso (NOVO), e agora, contra Vinícius Seguraço (UP), que teve seu pedido de registro de candidatura aprovado pela Justiça Eleitoral do Rio.
No município, apenas outras duas chapas, as de Rafael Peçanha (REDE), e da atual prefeita Magdala Furtado (PV), ainda têm seus pedidos de registro de candidatura aguardando para serem apreciados pelo TRE-RJ.
Com o deferimento da última candidatura na última atualização do site do TSE, o município de Iguaba Grande já tem seus 3 candidatos garantidos para a disputa da prefeitura, Fabinho (PL), Marco Antônio (PSB), e agora também Mônica Andrade (PT).
Já em Silva Jardim, das 3 chapas com pedidos de registro de candidatura para a disputa da prefeitura, apenas uma ainda aguarda julgamento, a da atual prefeita, Maira Figueiredo (MDB), enquanto os outros 2 candidatos, André Lacerda (PL) e Juninho Peruca (SOLIDARIEDADE), aparecem com seus nomes já garantidos nas urnas no próximo dia 6 de outubro.
Ao todo, são 381 pedidos de registro de candidatura para a disputa das 92 prefeituras do Estado do Rio, com 166 já deferidos, 130 aguardando julgamento, 69 pendentes de julgamento, 5 indeferidos com recurso, 5 renúncias, 4 pedidos não conhecidos, 1 deferido com recurso, e 1 indeferido.