No evento, que vai até o dia 25, os participantes são desafiados a atuar em equipes, explorando a ciência dos foguetes, que devem ser projetados de forma que promovam a criatividade e a inovação. Os maiores alcances serão premiados e os alunos destaques concorrerão a bolsas de estudos e outras premiações.
A iniciativa foi promovida pela Equipe de Foguetes Experimentais do Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio – IF Rockets e integra a chamada 03/2023 – Olimpíadas Científicas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, que busca apoiar projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país.
A Equipe Atcheza XY é formada pelos alunos José Carlos Nascimento da Cruz, Paulo Henrike Soares Gomes Assis Rodrigues e Kauan Paulino Gomes (2° e 3° anos da EJA da Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho) e as professoras orientadoras Ana Paula Góes e Mônica Koblischek, com apoio da Subsecretaria Municipal de Ciências e Tecnologia/NTM – Núcleo Tecnológico Municipal e da direção da unidade escolar.