Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Rio das Ostras, a empresa Rio+Saneamento iniciou, nessa semana, as obras para implantação de um novo interceptor de esgoto na cidade, que passará por 3 bairros.
Segundo a Rio+, as obras foram planejadas em 3 etapas, com a 1ª fase contemplando a implantação de 1,6 quilômetros (km) de tubulação, ligando a Rua Porto Alegre, no Jardim Bela Vista, à Rua São Fidélis, no Jardim Mariléa.
A empresa acredita que as obras beneficiarão os moradores de Costazul, Jardim Bela Vista e Recreio, graças à estrutura que vai transportar os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mariléia, onde serão tratados antes de serem devolvidos ao meio ambiente, conforme padrões de qualidade definidos pelos órgãos ambientais.
Considerada uma infraestrutura essencial para o avanço e ampliação do saneamento em Rio das Ostras, o novo equipamento também deve beneficiar, em etapas posteriores, moradores de outros bairros e localidades da cidade.
De acordo com a Rio+, ao todo, as obras beneficiarão também o Bosque da Areia, Enseada das Gaivotas, Floresta das Gaivotas, Mar Y Lago, Ouro Verde, Praiamar, Residencial Verdes Mares, Reduto da Paz e Terra Firme.
“A implantação da estrutura também representa um importante avanço para a saúde pública, uma vez que poderá contribuir para a redução de doenças e o fortalecimento da preservação ambiental, por meio da recuperação da biodiversidade local. Além disso, pontos turísticos de grande relevância para o município, como as lagoas de Iriry e Itapebussus, também serão futuramente beneficiados pela obra. A obra, que tem potencial para impulsionar o desenvolvimento turístico e urbano da cidade, também poderá contribuir para a valorização dos imóveis em diferentes bairros do município”, detalhou a concessionária.
De acordo com o superintendente da Rio+Saneamento, Christian Portugal, as obras reforçam o compromisso da concessionária com o desenvolvimento do sistema de esgotamento sanitário de Rio das Ostras.
“A implantação desse interceptor é uma etapa fundamental para levar saneamento de qualidade a mais famílias. Estamos estruturando a rede para assegurar que todo o esgoto seja devidamente tratado, protegendo a saúde da população e o meio ambiente. É um investimento que deixará um legado para as futuras gerações”, acredita Christian Portugal.





