A Concha Acústica de Rio das Ostras recebe, no feriado dessa quinta-feira, 20, uma programação especial para a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, com o evento “Novembro de Raízes”, que segue até o próximo dia 30.
A programação, que começa ao meio-dia dessa quinta, com a “Feijoada e Acarajé Literário”, reúne ainda oficinas, exposição de artes plásticas e rodas de conversa voltadas para a valorização da ancestralidade e da resistência do povo negro.
Na agenda do feriado está ainda uma oficina de maracatu, a partir das 14h, seguida de uma roda de capoeira com o Mestre Mola, às 15h, na Praça São Pedro, fechando com a Festa da Consciência, a partir das 17h.
E as atividades continuam nessa sexta-feira, 21, no Parque dos Pássaros, com uma roda de conversa sobre o tema “Cultura Negra e Cidadania”, tudo sob a organização do Conselho Municipal de Cultura (CMC), por meio das setoriais de Cultura de Matrizes Africanas, Caiçara e Patrimônio, e de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc).
A programação do “Novembro de Raízes” conta ainda com uma mostra artística, também no Parque dos Pássaros, que fica aberta até o próximo dia 30 e que reúne diferentes linguagens para celebrar a ancestralidade negra do município.
Entre os expositores estão a ceramista Fernanda Helena, os artistas plásticos, Rodrigo Teixeira, Cris Scofano e Neide Faria, e a produtora cultural, cantora, compositora e musicista, Cláudia Falcão, além de Bernardo Beraldini.





