Macaé testa ônibus 100% elétricos para futura renovação da frota urbana

Antenada com as discussões atuais sobre aquecimento global, Macaé já colocou em testes ônibus 100% elétricos. O município conta hoje com dois veículos do segmento em operação experimental. A expectativa é que eles sejam avaliados e aqueles que se adaptarem melhor às características da cidade sejam escolhidos para compor à frota futuramente.

O poder público explica também que uma nova licitação de transporte público está em processo. Ele prevê que parte da nova frota seja composta por ônibus elétricos. Os benefícios são diversos e vão desde a menor emissão de poluentes até uma economia de cerca de 50% aos modelos movidos à gasolina.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os ônibus elétricos contam com uma autonomia diária de 200 e 250 km. Eles estão sendo testados em diversas linhas diferentes, simulando condições reais de uso. Cada um dos ônibus possui capacidade aproximada de 85 passageiros.

Uma vistoria técnica foi realizada na manhã da última segunda-feira (24) no Terminal Central. O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz esteve presente no local e acompanhou o processo.

“Viemos vistoriar mais esses ônibus elétricos que estão em fase de teste em Macaé. A proposta é acompanhar de perto o desempenho desses modelos para garantir que o município receba, no futuro, veículos adequados às nossas necessidades. Estamos avançando para oferecer um transporte mais moderno, silencioso, econômico e sustentável para a população. Esse período de testes é fundamental para que possamos tomar decisões assertivas na nova licitação e garantir mais qualidade no dia a dia do usuário”, disse Muniz.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!