A Prefeitura de Rio das Ostras intensificou, nesse início de 2026, as ações de fiscalização a manutenção das redes de esgotamento sanitário, que já vinham ocorrendo desde o ano passado, com intuito de combater ligações clandestinas.
Nessa quarta-feira, 7, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), estiveram nas orlas da Tartaruga e do Bosque, averiguando a situação de ligações de esgoto que pudessem comprometer o sistema de esgotamento sanitário da cidade.
De acordo com a prefeitura, as equipes do SAAE realizaram manutenções preventivas e corretivas do sistema de drenagem pluvial, com foco na desobstrução de redes e na limpeza de galerias para evitar alagamentos.
“O despejo de esgoto na rede de drenagem é um dos principais vilões da saúde pública e do meio ambiente. Quando o sistema é contaminado, esses resíduos acabam chegando até as praias, rios e lagoas, prejudicando a balneabilidade e causando mau cheiro. Além disso, a gordura e os detritos do esgoto doméstico e resíduos jogados nas vias públicas, contribuem para obstruções nas galerias e caixas de drenagem, sendo a causa direta de muitos alagamentos em dias de chuvas”, detalhou o município.
Presidente do SAAE, Maycon Prata falou sobre a importância das ações que unem a infraestrutura técnica com o caráter educativo, seguindo um cronograma que vem desde o ano passado, e que continuará nesse novo ano.
“Nosso objetivo não é apenas manter a rede limpa, mas garantir que ela funcione para o que foi projetada. A colaboração da população é fundamental para que o esgoto e os resíduos tenham o destino correto e a drenagem flua sem impedimentos”, explicou o gestor.
A prefeitura reforça ainda que o trabalho do SAAE seguirá de forma permanente, com objetivo de garantir a correta destinação dos efluentes, preservando a saúde da população e protegendo o meio ambiente.
Para denunciar ligações clandestinas de esgoto, além de outras irregularidades que possam causar danos ao meio ambiente, o SAAE oferece atendimento direto por meio de ligações telefônicas para o número (22) 2771-6422.





