Silva Jardim reforça importância da vacinação contra a dengue na cidade

A chegada do verão reforçou ainda mais os cuidados da Prefeitura de Silva Jardim com a prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, como acontece em vários estados do país.

Nessa quinta-feira, 8, o município ressaltou a importância da vacinação nacional contra a dengue, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), voltada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

“Com a chegada do verão e do período de chuvas, o cuidado com a dengue precisa ser ainda maior. E a vacinação é uma grande aliada na proteção contra casos graves da doença. A vacina contra a dengue está disponível em todas as UBS do município para adolescentes de 10 a 14 anos”, anunciou a prefeitura, através das suas redes sociais.

Além dos cuidados cotidianos, como medidas visando evitar água parada, que colabora para a proliferação do mosquito vetor das doenças, o município destaca que a vacinação mantém a proteção da população em dia contra a dengue.

Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Lurdes Antonia lembra que a vacinação estará disponível tanto para as crianças e adolescentes que ainda não se vacinaram quanto para quem já tomou a 1ª dose, e precisa tomar a 2ª dose para completar o esquema vacinal.

“Essa vacinação é para adolescentes de 10 a 14 anos de idade. Procure a UBS mais perto da sua casa. E para aqueles adolescentes que já tomaram a 1ª dose, é importante comparecer à UBS para tomar a 2ª dose. Desta forma, você ficará protegido contra a dengue. Xô, dengue!”, explicou Lurdes Antonia.

A prefeitura reforça ainda que, além das vacinas contra a dengue, as UBSs da cidade oferecem todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, estipulado pelo Ministério da Saúde, com doses para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“A vacinação salva vidas e ajuda a reduzir o número de internações e complicações causadas pela dengue. Proteja-se, incentive quem você ama e não deixe para depois. Vacinar é um ato de cuidado com você e com toda a população”, completou o município.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!