A Praia dos Cavaleiros, em Macaé, recebeu, nesse domingo, 3 de março, mais uma edição do projeto “Verão para Todos”, que visa ampliar a acesso ao banho de mar para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Com apoio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, o projeto conta com cadeiras anfíbias, além de agentes da pasta e voluntários treinados para oferecer suporte aos usuários que desejam aproveitar o lazer de um banho de mar.
É o caso da jovem Isabela Oliveira, de 26 anos, que, acompanhada dos pais, Vilma Oliveira e Antonio Pereira, aproveitou o calor desse domingo para visitar a praia, como faz periodicamente desde que conheceu o projeto, no ano passado.
“Conheci [o projeto] ano passado e fico feliz em poder estar aqui e ter contato com a natureza”, falou Isabela Oliveira.
A oportunidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes também foi comemorada pela mãe de Isabela, que reforçou a importância do trabalho realizado pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil, não apenas para as pessoas, mas também para suas famílias.
“Nos unimos, nos divertimos e podemos ver a alegria nos olhos da Isabela”, comentou Vilma Oliveira.
A prefeitura lembra que o projeto acontece mesmo com condições climáticas adversas, quando os agentes conduzem os banhistas para a beira do mar visando experiências com a água, além de prestar socorro a banhistas que estão em situação de risco de afogamento.
Segundo o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, o projeto é muito positivo para o município, pois proporciona uma oportunidade para que as pessoas com mobilidade reduzida participem de atividades na praia com acesso à natureza e lazer.
“É gratificante registrarmos os participantes desfrutando de momentos de diversão. A intenção é essa; promover o bem-estar e conscientização sobre as potencialidades de cada um”, completou Joseferson de Jesus, lembrando que o projeto prossegue aos domingos por todo esse mês de março.