A Prefeitura de Quissamã participou, nessa semana, da 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal, encontro com o objetivo de atrair a atenção do turismo internacional e fortalecer o trabalho em rede com os geoparques mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso (MDB), o município participou do evento levando o projeto Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio.
Segundo gestor de Quissamã, o projeto avançou recentemente em sua categoria de classificação na busca pelo certificado de inclusão na rede de geoparques mundiais da UNESCO, e passou a ser denominado Geoparque Aspirante.
“A próxima etapa deve contar com uma visita de avaliação de uma comitiva da UNESCO, ainda em 2024, para o conhecimento da área e apresentação da estrutura envolvida, bem como os impactos sociais, econômicos e ambientais na região”, informou Arnaldo Mattoso.
Ainda durante o encontro em Portugal, foi anunciado o 1º Fórum de Geoparques da UNESCO de Língua Portuguesa, que vai acontecer entre os dias 25 e 28 de junho desse ano, o Geoparque Seridó, na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte (RN).
A 34ª Bolsa de Turismo de Lisboa na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, na capital portuguesa, uma das maiores feiras de turismo mundial, e que superou as expectativas de público, expositores e negócios.
Entre as autoridades brasileiras presentes ao evento que contou com a participação do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, além dos representantes de Quissamã, estiveram o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), o secretário estadual de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca (PP), e o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), Sérgio Ricardo.