Depois de vencer, nessa quarta-feira, 27, a XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria “Compras Governamentais”, graças à iniciativa do Cartão Educa Mais, a cidade vive a expectativa da fase nacional do prêmio, em Brasília, no próximo mês de junho.
Criado pelo município e aprovado pela Câmara, o Cartão Educa Mais atende aos programas Auxílio Material Didático e Auxílio Uniforme Escolar, oferecendo 500 reais mensais para os mais de 40 mil alunos matriculados na rede pública municipal para a compra em comércios locais cadastrados nos programas.
Contando com 31 projetos finalistas em 10 categorias, a cerimônia de premiação vencida por Macaé aconteceu na capital fluminense nessa semana, e contou com a presença do prefeito macaense, Welberth Rezende (CIDADANIA).
“É um dia de muita alegria, pois recebemos o prêmio de melhor cidade em compras governamentais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Agora vamos representar o Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional. Dedico esse prêmio a toda parceria que temos com o Sebrae (Serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a equipe de servidores envolvidos nesse projeto. Há 10 anos que a prefeitura participa e dessa vez fomos agraciados com o 1º lugar. Parabéns a todos os envolvidos”, agradeceu Welberth Rezende.
Lançado em maio de 2023, o Cartão Educa Mais beneficiou, em seu 1º ano, entre meio e dezembro do ano passado, mais de 29 mil famílias e 82 comércios credenciados, permitindo a injeção de 27 milhões de reais na economia local.
Em apenas 3 meses de 2024, a iniciativa já mais do que dobrou o número de comércios credenciados, somando 197 estabelecimentos que aderiram ao Cartão Educa Mais, recebendo elogios do diretor do Sebrae-RJ, Antônio Alvarenga.
“Macaé é um ótimo exemplo de desenvolvimento econômico constante em áreas como agronegócio, startups, gás entre outras. Espero que na premiação nacional também conquiste ótimas posições”, disse Antônio Alvarenga.
Também presença ao evento no Rio de Janeiro, a secretária de Educação, Leandra Lopes, falou sobre a importância da vitória da iniciativa municipal que estimula o desenvolvimento da economia local, além de combater a desigualdade social.
“Ganhar o prêmio Cartão Educação representa ideias que promovem garantia de direitos como uniformes e material didático. A administração pública, mesmo com as dificuldades, fez acontecer e todos saíram ganhando, escolas, alunos, responsáveis, comércios e toda população macaense”, comemorou Leandra Lopes.
Também representaram Macaé na cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, os secretários adjuntos de Educação Básica, Robério Fernandes, e de Licitação e Contratos, Gustavo Gusmão, a coordenadora de Contratos da Secretaria de Educação, Michele Macedo, e a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Mariana Previtali.