Uma igreja nos Estados Unidos está alcançando a comunidade local através de ações evangelísticas solidárias.
O ministério “GR1 Serve”, criado pelos pastores Sam e Brenda Rijfkogel, da Primeira Igreja de Grand Rapids — uma Assembleia de Deus em Wyoming, Michigan — encoraja os voluntários conhecidos como “HEROs” a respondem às necessidades materiais das pessoas na comunidade.
Desde que os Rijfkogels chegaram à igreja em 2006, a congregação tem sido um farol para atender a uma infinidade de necessidades da vizinhança, incluindo pintura de salas de aula de escolas públicas, mobiliário de apartamentos para sem-tetos e pagamento de dívidas médicas de moradores locais.
Frequentemente, a igreja realiza grandes eventos de evangelismo na comunidade. No entanto, após a Covid-19, Sam percebeu que a congregação precisava de uma alternativa para continuar com as ações.
“Estamos tentando encorajar nosso povo a evangelizar mais aqueles com quem já têm um relacionamento. Esta é uma ferramenta para alcançar os perdidos”, disse Brenda à revista Influence.
Em agosto deste ano, a igreja realizou uma ação social em uma escola onde distribuíram calçados para as crianças:
“Que experiência incrível foi proporcionar sapatos novos a 603 alunos do ensino fundamental. Através do programa SHOES, a nossa igreja demonstrou o amor de Jesus e inspirou a confiança entre os alunos da pré-escola ao 5º ano. Obrigado por ser uma bênção para a nossa comunidade”.
Doações
Através dos 731 voluntários, a igreja entregou 16.000 presentes aos necessitados. A AG News explicou que os participantes usam um aplicativo para verificar a disponibilidade de um item no estoque da igreja, e após confirmarem, fazem a retirada e entrega ao destinatário.
Antes de concluir o processo, cada HERO deve responder a um questionário informando se orou e convidou o indivíduo para ir à igreja.
Segundo a AG News, nenhum recurso geral da igreja é usado na distribuição dos presentes. Em vez disso, grandes varejistas como Costco, Walgreens e Amazon são responsáveis pela doação dos produtos.
Muitos desses itens são devoluções de clientes que não podem ser revendidos, mas ainda estão novos. Desde o seu primeiro ano, a GoServe — uma organização sem fins lucrativos criada pela igreja para gerenciar as doações — distribuiu US$ 10,3 milhões em produtos.
“Isso não é coisa de segunda mão. Estamos tentando ser as mãos e os pés de Jesus. Todo mundo conhece alguém que tem uma necessidade”, afirmou Brenda.
As doações naturalmente melhoram relacionamentos que já existem e despertam interesse no cristianismo. Como resultado das ações, 211 pessoas aceitaram Jesus e 637 foram convidadas para a igreja nos últimos quatro anos.
Sam observa que muitos cristãos não se sentem à vontade em bater nas portas de estranhos, por isso, a estratégia adotada pela igreja “tira o medo e a desculpa”.
Em julho, os cristãos compartilharam no Instagram:
“Recolhemos 34.114 fraldas, 625 embalagens de toalhitas, 173 remédios e 499 sacos de compras. Isso foi mais do que atender uma necessidade, abriu a porta do coração deles para Cristo”.
Testemunhos
A voluntária Tori Marie Meo relatou: “É sobre abençoar as pessoas em momentos de necessidade. Só queremos fazer uma pequena diferença na vida daqueles que estão sofrendo ao nosso redor”.
Michael Carrasco, um treinador de luta livre, que frequentou a mesma escola pública de ensino fundamental onde trabalha disse: “O GoServe me permite influenciar ainda mais a vida das crianças”.
“Estou feliz por fazer parte de uma igreja que atende às necessidades das pessoas”, acrescentou a voluntária aposentada Lillie Janice McGregory.
De acordo com Michael Wayne Daniels, um membro do comitê do programa que trabalha para obter doações, contou que o ministério é projetado para ser uma testemunha do Senhor ao destinatário: “A ideia é fornecer um presente de Jesus”.
“Esta é uma ótima maneira de plantar e regar frutos na comunidade. Isso cria oportunidades para conversas para que as pessoas saibam que nos importamos, sem nenhuma agenda”, disse Trent Roberts, presidente da Northpoint College, uma faculdade filiada à igreja.
A Primeira Igreja de Grand Rapids treinou 111 outras igrejas, principalmente em Michigan, para participar de programas HERO mesmo que essa congregação tenha apenas um armário disponível para armazenar itens.