Termina nessa quarta-feira, 23, o prazo para as inscrições em 4 editais culturais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Macaé, que somam investimentos de mais de 1,6 milhões de reais.
Os editais, que podem ser acessados no site da prefeitura, são divididos em 4 categorias, “Premiação Geral”, “Festas e Festivais”, Subsídios a Espaços e Iniciativas Culturais”, e Premiação Cultura Viva”, com os formulários de inscrição online também disponíveis do site oficial do município.
O 1º edital, de “Premiação Geral”, se destina à premiação de agentes culturais de Macaé que tenham prestado relevante contribuição para o desenvolvimento artístico do município, com o pré-requisito de que só podem se inscrever aqueles que comprovem contribuição artística em Macaé há ao menos 1 ano.
Já o 2º, de “Festas e Festivais”, tem a meta de contribuir para o financiamento de projetos de festas, festivais, feiras e espetáculos nas áreas periféricas e rurais de Macaé, enquanto o 3º, de “Subsídios a Espaços e Iniciativas Culturais”, fornecerá subsídios a espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais da cidade, como auxílio para manutenção, entre outras.
Por fim, o 4º edital, de “Premiação Cultura Viva”, é uma premiação de Pontos de Cultura, que são instituições que se enquadrem como tal, mesmo sem certificação pelo Ministério da Cultura (MINC), e que tenham prestado relevante contribuição para o desenvolvimento artístico ou cultural de Macaé.
Com o prazo chegando ao final, a Secretaria de Cultura de Macaé oferece diversos canais para tirar dúvidas dos interessados, através dos e-mails, editalfestamacae@gmail.com, editalsubsidiomacae@gmail.com, editalpremiacaomacae@gmail.com, e editalculturavivamacae@gmail.com, além do telefone (22) 992.881.091, para envio de mensagens por WhatsApp.
“A Secretaria Municipal de Cultura, através dos canais de comunicação que foram disponibilizados, está se empenhando para dirimir as muitas dúvidas dos interessados em se inscrever nos editais”, explicou o município.
Criada através da Lei 14.399, de 2022, a PNAB é realizada por meio de parceria entre os governos federal e municipais, permitindo aos contemplados em Macaé pela Lei Aldir Blanc e pela Lei Paulo Gustavo concorrer aos prêmios dos editais da PNAB, que prevê repasses de recursos federais ao Município até 2027.